Recursos Minerais
RECURSOS MINERAIS
Os recursos obtidos da natureza e usados para construir objetos e construções são chamados de recursos naturais. Boa parte da matéria-prima desses materiais é extraída da crosta terrestre e modificada pela indústria.
A extração dos recursos naturais pode provocar intensas transformações no ambiente e na sociedade ao seu redor.
Um exemplo de recurso natural muito utilizado pelo ser humano é o ferro. O ferro é obtido de um mineral denominado hematita.
Hematita = ferro combinado com oxigênio
Os minerais, a partir dos quais são produzidos materiais como o ferro e outros produtos com vantagem econômica, são chamados minérios.
Hematita = minério de ferro
Em nosso planeta, há vários depósitos naturais de minérios: são as jazidas. É preciso ter indústrias para extrair e transformar os minérios em ferro, aço, alumínio, cobre, etc. A mineração ou extrativismo mineral é a atividade de exploração das jazidas.
O principal recurso mineral comercializado pelo Brasil no exterior é o minério de ferro, que também alimenta a indústria siderúrgica nacional. Além dele, encontra-se outras importantes reservas minerais no território nacional, conforme descrito na tabela a seguir.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/recursos-minerais.htm
Deve haver um controle rigoroso na mineração, porque ela causa enormes impactos ambientais e sociais. A mineração transforma a paisagem e atrai muitas pessoas para o local de extração.
Em 2015, ocorreu no Brasil o maior desastre socioambiental no setor de mineração de que se tem notícia: o rompimento de uma barragem de uma empresa de mineração em Mariana (MG) provocou o lançamento de cerca de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos no ambiente. Em 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho, também em Minas Gerais (MG) liberou cerca de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos e deixou um número bem maior de vitimas fatais do que o desastre de Mariana.
Fonte: Gewandsznajder, F; Pacca, H. Teláris Ciências, 6º ano. 3ª edição - São Paulo: Ática, 2019. Pag. 34-35
Comentários
Postar um comentário