RELÓGIO DE SOL

 

Foto do relógio de sol feito pela nossa colega

A foto mostra apenas metade do relógio, mas ainda sim podemos ver a sombra da bonequinha baleira do CMPA indicando que são 15h ou 16h. 

O relógio de sol indica as horas conforme a projeção da luz solar. A luz solar incide na terra em diferentes posições e é justamente essa variação que se pode identificar as horas no relógio de sol. Logo, ele não depende de trabalho mecânico.

O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas. Dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional. Assim, a luz do sol, ao variar, resulta nas sucessões das horas.

O relógio de Sol mais próximo da nossa cidade, Porto Alegre, fica na Universidade Federal de Santa Maria. Veja só na imagem a seguir!

Imagem do Relógio de Sol da UFSM


 O relógio de sol foi um dos primeiros mecanismos para medição do tempo. Depois dele, surgiram o relógio de água e o relógio de areia, que também são conhecidos, respectivamente, pelos nomes clepsidra e ampulheta.


Imagem de uma clepsidra




Imagem de uma ampulheta


Se você também quer fazer um relógio de sol em casa, sozinho (a), assista esse vídeo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os tipos de solo

Problemas na conservação do solo