Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
As rochas e os minerais levam milhões de anos para se formar. O ser humano usa recursos naturais, como aqueles extraídos de rochas. SERÁ QUE ESSSES RECURSOS NUNCA VÃO ACABAR?
A verdade é que estamos consumindo os recursos naturais em uma velocidade muito maior do que aquela com a qual esses recursos se formam, ou se renovam. Ou seja, esses recursos estão se esgotando.
Assim, os minerais são conhecidos como recursos naturais não renováveis.
Já as plantas e os animais usados em nosso alimentação ou para outros fins são, em geral, considerados recursos naturais renováveis, o que possibilita seu uso constante.
Mas ATENÇÃO! Mesmo alguns recursos renováveis estão sendo consumidos em velocidade maior do que a de sua reposição natural. A pesca/caça excessiva, por exemplo, reduz o número de peixes/animais, e isso pode levar a extinção de determinados espécies de animais.
Fonte:https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/oitavo/recursosnat.html
O consumo dos recursos naturais renováveis não deve ser, portanto, mais rápido do que sua reposição. Por isso é preciso tomar medidas para evitar a poluição do ambiente e para recuperar as áreas degradadas, com fiscalização rigorosa por parte do governo. Porém também devemos fazer a nossa parte como cidadão consciente, devemos procurar saber de onde vem e como é fabricado tudo o que consumimos, fazer escolhas apropriadas e limitar o consumo ao que realmente precisamos.
Em relação aos minérios, podemos estimular a reciclagem. Por exemplo, latinhas de alumínio obtêm-se chapas de alumínios que servirão para a fabricação de novas latinhas. Isso reduz o volume de lixo e extração de minérios da natureza.
Quando compramos objetos desnecessários, incentivamos a degradação do ambiente. Você costuma comprar roupas, aparelhos eletrônicos e outros objetos sem que precise realmente deles?
Aprofunde seus conhecimentos, assistindo a essas vídeoaulas:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=IyT_8TwZ31k
https://www.youtube.com/watch?v=jwDlVquAAEc
Fonte: Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Teláris Ciências, 6º ano. 3ª ed, São Paulo: Ática, 2019. Pág. 36-37.
Comentários
Postar um comentário