Aquíferos

Aquíferos

Um aquífero é uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais.

Existem vários tipos de aquíferos, classificados de diferentes formas com base em diferentes critérios. Entre essas possibilidades, há a divisão que apresenta três tipos de aquíferos: 

Aquífero livre: apresenta-se com um extrato superior permeável, sendo inferiormente limitado por uma rocha permeável ou semipermeável. Encontram-se em profundidades pequenas, sendo quase sempre limitados pela própria superfície ou pelo limite de acumulação da água. Esse tipo de aquífero é o de mais fácil extração de recursos hídricos, sendo, muitas vezes, chamado de aquífero freático.

Aquíferos suspensos: formados por uma base inferior impermeável e uma base superior permeável ou semipermeável, sem a capacidade de transmitir, acumular ou receber mais água.

Aquíferos confinados: cercados por camadas impermeáveis e mantidos sob uma pressão interna superior à pressão atmosférica. Quando perfurados, costumam jorrar água em velocidade razoável em razão dessa pressão superior.


Figura 1. Tipos de Aquíferos
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/aquifero.htm

Os aquíferos são importantes fontes de recursos em razão de sua grande quantidade de água armazenada. Porém, sua utilização excessiva e a sua contaminação, com a poluição dos solos e a utilização de reagentes químicos na superfície, são potenciais problemas, pois compromete a durabilidade e o poder de renovação desse recurso natural. 

No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.


Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/aquifero.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO DA ÁGUA

RELÓGIO DE SOL

PREPARO DO SOLO PARA O PLANTIO