Fósseis

  Fósseis

Fósseis são organismos que desapareceram, deixando restos ou marcas nas rochas.

     Figura 1. Fóssil de um dinossauro

 Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fossilizacao.htm

Eles se formam quando um organismo morre e é soterrado por sedimentos antes de se decomporem. Ao longo dos anos, os sedimentos se compactam e formam rochas sedimentares, nas quais podemos encontrar os fósseis.


Figura 2. Etapas da fossilização
Fonte: https://www.altoastral.com.br/entretenimento/como-se-formam-os-fosseis/


As condições necessárias para a fossilização são: cobertura do organismo pela camada de sedimentos tem que ser rápida, antes que os micro-organismos decomponham o corpo. A temperatura do solo tem que ser baixa e com pouco oxigênio para dificultar a ação dos micro-organismos. Ainda quanto mais fino e impermeável for o depósito, mais rápido será. 

O fenômeno da fossilização só ocorre em rochas sedimentares, pois é o processo de união dos sedimentos sob uma determinada pressão que os fósseis são soterrados e preservados parcialmente em algumas situações.

Os fósseis são importantes pois: devemos conhecer as espécies extintas de plantas e animais, saber quem deu origem a quem, conhecer a evolução dos seres vivos e conhecer a história do planeta.

Estudando a formação das rochas e dos fósseis, os cientistas descobriram que a idade dos fósseis corresponde, aproximadamente, à idade do terreno em que ele se encontra. Assim, quando mais profunda uma camada de rocha, mais antiga ela é. Portanto, os fósseis daquela camada são mais antigos que os fósseis encontrados em camadas superiores.

 
 FÓSSIL DE 540 MILHÕES DE ANOS 
Há duas semanas, um fóssil de 540 milhões de anos foi encontrado em Minas Gerais e descrito pela primeira vez pelos pesquisadores brasileiros. Trata-se de uma cianobactéria, de apenas 10 micrômetros (ou 10 milionésimos de metro), batizada de Ghoshia januarensis. A espécie ganhou esse nome por ter sido achada no município de Januária (MG). As informações são do O Globo.— Essa espécie foi descrita pela primeira vez no mundo, era uma cianobactéria que existia aqui há mais de 540 milhões de anos, no período Pré-Cambriano, antes de dinossauros ou animais com esqueleto existirem […] descobrir mais uma cianobactéria mostra que realmente existiam fósseis mais antigos. Ajuda a reforçar a teoria de Darwin — diz o pesquisador
Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/11/10/ciencia-e-espaco/fossil-de-dinossauro-e-encontrado-durante-obras-em-rodovia-de-minas-gerais/
                         



 Fonte: Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Teláris Ciências, 6º ano. 3ª ed, São Paulo: Ática, 2019. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO DA ÁGUA

PREPARO DO SOLO PARA O PLANTIO

Chegamos ao fim