Blog criado em 2024 pelas alunas da turma 603, do Colégio Militar de Porto Alegre: Al Beatriz Bandeira, Al Calux, Al Maria Dias e Al Marina
O que é Ciência e Método Científico
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
O QUE É CIÊNCIA?
A palavra ciência vem do latim scientia, que significa "conhecimento" ou "reconhecimento" (Santos, 2023). Isso se deve ao fato de que a ciência se baseia em adquirir conhecimento por meio de um sistema de etapas objetivas e bem definidas (Brasil Escola).
O filósofo grego Aristóteles, já no século IV, definiu a ciência como sendo o conhecimento das causas pelas causas (Santos, 2023). Foi também Aristóteles quem definiu que as ciências (no plural) estão relacionadas à maneira de realização do ideal de cientificidade de acordo com os fatos investigados e os métodos empregados (Paim, 2024).
Enfim, a ciência é um corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos coletiva e cooperativamente por meio de observação, identificação, questionamento, formulação de hipóteses, coleta de dados, realização de experimentos, aceitação/rejeição de hipóteses, que nos levam a resolver um problema intelectual ou prático (Paim, 2024).
De acordo com Paim (2024), pode-se afirmar que a Ciência:
1) É uma atividade eminentemente humana;
2) É Baseada em evidências;
3) É baseada num método;
4) É um modo de conhecer o mundo;
5) Éumaconstrução humana;
6) Éobjetiva;
7) Éverificável;
8) É controlada;
9) Élógica;
10) Éreproduzível;
11) Ésistemática;
12) É racional; e
13) Éempírica.
A ciência é uma maneira que a humanidade encontrou para entender o mundo. O que diferencia a ciência, ou o que faz dela uma maneira diferente de ver o mundo é a aplicação de uma série de passos, chamado de: Método Científico (CFP, 2018).
Método Científico
O método científico é o sistema aplicado para que o conhecimento seja validado cientificamente. A finalidade do método científico é chegar mais perto da verdade a partir de evidências.
Galileu Galilei é considerado o pai do método científico, cujas etapas básicas são:
1. Observação: Coleta da dados do mundo natural
Altura (h), peso (g), cor, volume e etc.
2. Questionamento: Pergunta 👉 por quê, como (?)
3. Hipótese: Os alunos da 603 tem idades de dez e onze anos
4. Experimentação
5. Verificação: Corroborada (a hipótese é verdadeira)
6. Previsão
7. Conclusão
É o método científico que valida uma pesquisa como um conhecimento verdadeiro, livre de conceitos prévios ou subjetividade dos pesquisadores. Enfim, um conhecimento apenas se torna de caráter científico após ter passado pelo método científico (Brasil Escola).
Consolide seus conhecimentos assistindo essa videoaula sobre ciência e método científico!
Fontes
BRASIL ESCOLA. O que é ciência? Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-ciencia.htm. Acesso em 30 Março 2024.
CFP - Centro de Formação de Professores. O que é ciência? Disponível em: https://cfp.ufcg.edu.br/portal/index.php/textos-de-divulgacao/425-o-que-e-ciencia. Acesso em 30 Março 2024.
PAIM, A. Ciência e método científico. 2024. Disponível em: https://segundocientista.blogspot.com/search?q=o+que+%C3%A9+ci%C3%AAncia%C2%B4. Acesso em 30 Março 2024.
SANTOS, J. C. O que é ciência. 2023. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-e-ciencia.htm. Acesso em 30 Março 2024.
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS As rochas e os minerais levam milhões de anos para se formar. O ser humano usa recursos naturais, como aqueles extraídos de rochas. SERÁ QUE ESSSES RECURSOS NUNCA VÃO ACABAR? A verdade é que estamos consumindo os recursos naturais em uma velocidade muito maior do que aquela com a qual esses recursos se formam, ou se renovam. Ou seja, esses recursos estão se esgotando. Assim, os minerais são conhecidos como recursos naturais não renováveis . Já as plantas e os animais usados em nosso alimentação ou para outros fins são, em geral, considerados recursos naturais renováveis, o que possibilita seu uso constante. Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/15733469/ Mas ATENÇÃO! Mesmo alguns recursos renováveis estão sendo consumidos em velocidade maior do que a de sua reposição natural. A pesca/caça excessiva, por exemplo, reduz o número de peixes/animais, e isso pode levar a extinção de determinados espécies de animais. ...
Foto do relógio de sol feito pela nossa colega A foto mostra apenas metade do relógio, mas ainda sim podemos ver a sombra da bonequinha baleira do CMPA indicando que são 15h ou 16h. O relógio de sol indica as horas conforme a projeção da luz solar. A luz solar incide na terra em diferentes posições e é justamente essa variação que se pode identificar as horas no relógio de sol. Logo, ele não depende de trabalho mecânico. O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas. Dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional. Assim, a luz do sol, ao variar, resulta nas sucessões das horas. O relógio de Sol mais próximo da nossa cidade, Porto Alegre, fica na Universidade Federal de Santa Maria. Veja só na imagem a seguir! Imagem do Relógio de Sol da UFSM O relógio de sol foi um dos prim...
TIPOS DE PREPARO DO SOLO PARA O PLANTIO O aumento da população humana tornou necessária a produção de quantidades cada vez maiores de alimentos. Porém, a atividade agrícola é, muitas vezes, feita de forma inadequada, podendo levar ao esgotamento do solo, de modo que não consegue mais reter e fornecer os nutrientes necessários às plantas. Assim, para preservar o solo e garantir boas colheitas, são necessários certos procedimentos, que devem ser orientados por profissionais como agrônomos, biólogos e engenheiros ambientais. Entre esses procedimentos, destacam-se: · Aração : é o processo de revolver (remexer) com o auxílio do arado, máquina que escava, corta e revolve o solo até que ele fique fofo e poroso para permitir a entrada do ar e da água. A aração é indicada quando o solo está compacto e duro. · Adubação : é o processo de acrescentar nutrien...
Comentários
Postar um comentário