O que existe no solo?
O QUE EXISTE NO SOLO?
A camada de rochas na superfície da Terra está exposta a variações de temperatura, á ação da chuva e outros fatores que provocam desgaste. Esse processo é chamado de intemperismo. Ao logo de muito tempo, o material resultante do desgaste dessas rochas vai formando o que chamamos de solo.
Os grãos minerais que formam o solo são pequenos pedaços de rochas. Além desses minerais, o solo é formado por água, ar e restos de organismos, como fungos, animais e plantas. A circulação de ar entre os grãos do solo é fundamental, já que permite a respiração das raízes de plantas e dos outros organismos que vivem no solo.
Restos de plantas e de outros organismos servem de alimentos para bactérias e fungos, chamados de seres decompositores. A decomposição desses restos de seres vivos forma uma matéria escura, chamada húmus.
O solo é composto de uma parte mineral e de uma parte orgânica. A parte mineral é aquela que se origino da desagregação das rochas. A parte orgânica é formada por restos de plantas, de animais ou de outros seres vivos em diferentes estágios de decomposição.
Por baixo da camada superficial do solo encontram-se fragmentos maiores de rochas. E mais profundamente está a rocha que deu origem ao solo: a rocha matriz. Mesmo localizada em uma camada muito profunda, a rocha matriz continua sofrendo ação da água. Parte da água se infiltra no solo e preenche os espaços entre as rochas, até chegar às camadas de rocha impermeáveis, formando assim o lençol freático.
Observe, na figura a seguir, as camadas sobrepostas que ficam visíveis em cortes ou escavações no solo. Essas camadas são denominadas horizontes do solo e podem se distinguir entre si pela cor, textura e por outras características. No nosso próximo post, iremos apresentar os horizontes do solo. Saiba mais sobre os tipos de solo em nosso blog também!
Fonte: Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Teláris Ciências, 6º ano. 3ª ed, São Paulo: Ática, 2019. Pág. 44 e 45
Comentários
Postar um comentário