Rochas e seus principais tipos

ROCHAS

Rochas são substâncias sólidas naturais formadas por um ou mais minerais, que são substâncias naturais, inorgânicas, homogêneas, com fórmula química definida. Os minerais podem ser classificados de acordo com suas propriedades, como cor, brilho, dureza e transparência. O granito, por exemplo, é formado principalmente por três tipo de minerais: quartzo (branco), mica (preto) e feldspato (cinza). 

Figura 1- Granito
Fonte:https://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=AwrFPHvqSghmdjgZNkjz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzEEdnRpZAMEc2VjA3BpdnM-?p=granito+foto&fr2=piv-web&type=E210BR105G0&fr=mcafee#id=2&iurl=https%3A%2F%2Fsites.unipampa.edu.br%2Fmvgp%2Ffiles%2F2016%2F03%2FWP_20160725_14_20_02_Pro.jpg&action=click

As rochas podem ser classificadas em: 

  • Metamórficas
  • Magmáticas  
  • Sedimentares

Figura 2- Tipos de Rochas


ROCHAS MAGMÁTICAS

São as rochas mais antigas do planeta, formadas a partir do esfriamento do magma ou da lava, sem formação de cristais. Ocupam a maior parte da crosta terrestre (65%), porém estão geralmente abaixo do solo, ou de camadas de outros tipos de rochas. Têm alta resistência.

Um exemplo de rocha magmática é o granito, que é utilizado na pavimentação de ruas, em esculturas, bancadas de pias, pisos e etc.

Figura 3- Exemplos de Rochas Magmáticas

ROCHAS SEDIMENTARES

Formadas por fragmentos de rochas já existentes, são compostas por várias camadas ou extratos. Em geral, são porosas.

Esse tipo de rocha é formado por grãos de outras rochas, que se depositam em camadas e se unem. Chuvas, vento, águas dos rios, ondas do mar, variações de temperatura e seres vivos são fatores que desgastam as rochas aos poucos, quebrando-as em pequenos grãos. Esse fenômeno é o intemperismo. Ao longo do tempo, esses sedimentos se depositam e se acumulam em camadas. O peso das camadas de cima, comprime as debaixo, que vão ficando cada vez mais compactas. 

Além disso, a água vai transformando os minerais, fazendo com que fiquem grudados uns aos outros. Assim, forma-se uma rocha sedimentar.  

Figura 4- Etapas de formação das rochas sedimentares


Figura 5- Exemplos de rochas sedimentares
    

 São relevantes para estudos sobre variação ambiental ao longo do tempo. Além disso, também possui grande importância econômica, pois são utilizadas nas construções e como fonte de energia, por exemplo, o carvão mineral.


ROCHAS METAMÓRFICAS

 As rochas metamórficas se formam de uma transformação de rochas sedimentares ou magmáticas devido à variação de pressão ou temperatura, bem como pela ação de fluidos (água, gás carbônico e oxigênio) e do tempo. O que muda é a organização dos minerais e, ás vezes, até os próprios minerais, que se transformam em outros. Surge então uma nova rocha, com propriedades diferentes da rocha original. São utilizadas na construção civil, apresentam grande importância econômica, como o gnaisse e o mármore.



Figura 6- Exemplos de rochas metamórficas

Enfim, é importante ressaltar que as rochas estão em constante transformação! Esse processo de transformação das rochas é chamado de ciclo das rochas, que propicia a existência dos três tipos principais de rocha: magmáticas, sedimentares e metamórficas. 

Figura 7- Ciclo das rochas

Figura 8- Esquema do Ciclo das rochas


Saiba mais assistindo essa vídeo aula!


Fonte: Gewandsznajder, F; Pacca, H. Teláris Ciências, 6º ano. 3ª edição - São Paulo: Ática, 2019, aulas do professor Paim (CMPA) e site todamateria.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO DA ÁGUA

PREPARO DO SOLO PARA O PLANTIO

Chegamos ao fim