HIDROSFERA

HIDROSFERA

A parte mais externa do planeta Terra costuma ser dividida em camadas, também denominadas esferas ou domínios:

·         - Litosfera: é a parte sólida mais externa do planeta, formada pelas rochas e solos;

·        - Hidrosfera: é o conjunto de toda a água existente no planeta, ou seja, são os rios, lagos, mares, oceanos, água subterrânea, vapor de água e geleiras;

·         - Atmosfera: é a camada de ar que envolve o planeta; e

·       - Biosfera: é o conjunto de todas as regiões do planeta em que é possível existir vida, compreendendo assim as florestas, campos, desertos, oceanos, rios, lagos etc.

Neste post, iremos focar na hidrosfera!

Do volume total de água do planeta, cerca de 97% estão nos mares e oceanos, em estado líquido, ou seja, é água salgada. 

Mas... POR QUE  A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sal não “surge” no mar! Ele encontra-se nas rochas!

As águas dos rios, ao percorrerem os continentes, carregam sais minerais, que se soltam das rochas. Apesar de a água dos rios não ser salgada, eles são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais. Esses sais minerais se dissolvem na água e acabam lançados no mar. Assim, ao longo dos anos, esse processo tornou os mares cada vez mais salgados.

A própria água do mar desgasta as rochas litorâneas, que vão se fragmentando e se dividido em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas! É como diz o antigo ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”

Alguns estudos afirmam que, a cada ano, mais de dois milhões de toneladas de sal dos mais diversos tipos são depositados no mar pelos rios. O sal de cozinha, conhecido também como cloreto de sódio (NaCl), é o que se encontra em maior quantidade.

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, possui uma concentração tão alta de sais minerais que há quase ausência de vida em suas águas. A concentração de sais no Mar Morto é cerca de dez vezes superior à dos oceanos. Essa alta salinidade do mar Morto permite que qualquer corpo flutue sobre ele!


Figura 1. Mar Morto

A água salgada não é apropriada para o consumo humano. A água que pode ser usada para beber, cozinhar, para indústria e irrigação, por exemplo, é aquela encontrada em rios e lagos, ou nos reservatórios subterrâneos (lençóis freáticos ou águas subterrâneas). Essa água, que possui uma concentração de sais muito inferior à água do mar, é chamada de água doce.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE

A água doce corresponde a pouco menos de 1% do total de água do planeta.

Ainda, pouco mais de 2% da água do planeta encontra-se no estado sólido, em forma de grandes massas de gelo – as geleiras, nas regiões mais próximas aos polos e no topo de montanhas muito elevadas. Essa água, que contém poucos sais minerais, também é água doce.

Figura 2. Geleiras 

Figura 3. Água na Terra 

Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/dia_da_agua/

 

Assim, as principais fontes de água doce para consumo humano são os rios, os lagos e os lençóis de água (ou freáticos). Contudo, a distribuição de água doce no mundo é muito irregular: boa parte está longe de áreas mais populosas! Por isso, a água é escassa em várias regiões do planeta!

 O nosso país, tem cerca de 12% do total de água doce superficial (rios e lagos) do mundo, além de possuir uma das maiores reservas de água doce do planeta – o Aquífero Guarani, que está localizado a uma profundidade entre 50 e 1500m. Contudo, a distribuição de água no Brasil também não é uniforme. Há muita água em lugares com poucos habitantes e vice-versa, conforme indica a tabela abaixo.



Figura 4. Distribuição de água no Brasil

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/distribuicao-agua-no-brasil.htm

"Como podemos perceber, o índice per capta da disponibilidade hídrica, isto é, a quantidade de recursos hídricos disponíveis em relação ao número de habitantes, é maior em estados pertencentes à região Norte e Centro-Oeste do país (exceto o Rio Grande do Sul), pois essas áreas apresentam uma menor densidade populacional e bacias hidrográficas com maiores vazões. Nos demais locais, a disponibilidade é menor que 20000 m³ para cada habitante durante o ano, chegando, em alguns locais, a níveis inferiores a 1500 m³."

 

ÁGUA É ESSENCIAL PARA A VIDA

Nos seres vivos, a substância que existe em maior quantidade é a água! Cerca de70% da massa de uma pessoa é água! Uma parte da água do corpo humano é obtida diretamente pelo consumo de água (bebida) e outra por meio de alimentos, principalmente frutas e verduras.

 


Figura 5. Hidrosfera 4

Nos seres vivos, a substância que existe em maior quantidade é a água! Cerca de70% da massa de uma pessoa é água! Uma parte da água do corpo humano é obtida diretamente pelo consumo de água (bebida) e outra por meio de alimentos, principalmente frutas e verduras.

Em um organismo vivo, ocorrem diversas transformações químicas (reações químicas). A maioria das transformações químicas só acontecem quando as substâncias estão dissolvidas em  água e, sem essas transformações químicas, não há vida! A água também transporta substâncias pelo interior do corpo dos seres vivos. No corpo humano, por exemplo, o sangue transporta várias substâncias dissolvidas na água. Ainda, muitas substâncias – inúteis ou prejudiciais ao organismo – são eliminadas na urina, também dissolvidas em água.  Em alguns animais (incluindo o ser humano), a água ajuda a regular a temperatura do corpo pela evaporação do suor. Quando o suor sobre a pele evapora, perdemos calor, o que impede que a temperatura do corpo aumento muito. Por isso, é fundamental beber uma quantidade adequada de água par repor a que foi eliminada pela urina ou perdida pela transpiração!





 As gotas de água são esféricas devido à contração nas moléculas da superfície provocada pela tensão superficial. A esfera ocorre porque essa é a forma geométrica em que se tem a menor relação entre área superficial e volume. Sendo assim, a forma esférica mantém o menor número de moléculas de água em contato com o ar (todamateria).


Saiba mais assistindo a vídeo aula a seguir!

 



Fontes:

Gewandsznajder, F.: Pacca, H. Teláris: Ciências 6. 3 ed, São Paulo: Ática, 2019.

Fonte das imagens: internet consultando as palavras do assunto.


https://escolakids.uol.com.br/geografia/por-que-a-agua-do-mar-e-salgada.htm


https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/dia_da_agua/


https://brasilescola.uol.com.br/geografia/distribuicao-agua-no-brasil.htm 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os tipos de solo

Problemas na conservação do solo

RELÓGIO DE SOL