Problemas na conservação do solo

 EROSÃO

Assim como as rochas, o solo também sofre a ação das chuvas e do vento, que provocam sua degradação. As partículas de solo são então transportados para outros locais, como rios, lagos, vales e oceanos. Esse processo é denominado erosão do solo e é uma das causas de sua degradação.

Segue abaixo algumas imagens de erosão do solo:



 Os solos cobertos por vegetação (plantas rastreiras, arbustos e árvores) são mais protegidos contra chuva, o calor do sol e do vento. Boa parte da água da chuva, em vez de cair diretamente no solo, bate antes nas copas das árvores ou nas folhas de vegetação, o que diminui muito o impacto direto da água sobre a superfície do solo. Abaixo uma imagem de solo coberto por vegetação: 


As raízes das plantas são importantes para evitar o processo erosivo, pois as raízes tornam o solo mais poroso facilitando a infiltração da água, além de absorver parte dela e ajuda a segurar as partículas do solo.


A criação de gado pode prejudicar o solo, principalmente por causa do pisoteio e de muitos animais ocuparem um área grande em relação à área do terreno.



ASSOREAMENTO

Assoreamento é um fenômeno em que ocorre o acúmulo de solo no fundo do rio tornando ele mais raso e diminui sua capacidade de escoamento. 



Para evitar esse problema é preciso preservar a vegetação das margens de rios e lagos, que é chamada de mata ciliar.

 



QUEIMADAS

O fogo no desmatamento acaba destruindo muitos microrganismos que realizam a decomposição de matéria orgânica. Desta forma a fertilidade do solo após queimada, resultado dos sais minerais presentes na cinzas, é passageiro. Sem os microrganismos, a reciclagem da matéria diminui e, com o passar do tempo, a quantidade de sais minerais e outras substâncias necessárias às plantas também diminui. Além disso, a perda de matéria orgânica deixa o solo mais exposto à erosão, acentuando seu empobrecimento.


AGROTÓXICOS

Também conhecidos como defensivos agrícolas ou agroquímicos são utilizados para combater pragas das plantações. O ideal é que esse produtos sejam vendidos e utilizados de acordo com especialistas agrônomos. O governo fiscaliza o uso desses produtos, já que são tóxicos e podem contaminar o ambiente e fazer mau a saúde das pessoas.


Fonte: Gewandsznajder, F.: Pacca, H. Teláris: Ciências 6. 3 ed, São Paulo: Ática, 2019.

Fonte das imagens: internet consultando as palavras do assunto.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os tipos de solo

RELÓGIO DE SOL